quarta-feira, 3 de junho de 2009

Momentos Culturais de uma Mente Insana.#2


“Cogito, ergo sum.”
“Penso, logo existo.”

“Penso, logo sou.”


O que nosso caro amigo René Descartes quis dizer com essa famosa frase?

Descartes queria comprovar sua própria existência (a do ser em geral). E viu na forma do pensamento a existência. Se nós pensamos, filosofamos logo existimos não é mesmo? Mas é somente preciso pensar para existir?

Quer dizer Se uma árvore cai numa floresta sem ninguém por perto, faz um som?

Se formos pelo lado cético diremos que sim. Ela cai movimentando o ar criando ondas de som produzindo um barulho específico.

Se pensarmos a fundo, se não há ninguém por perto como saber que som a árvore produziu? E se fez como saberemos? A existência de sua queda passou em branco.

Não sei se conseguiram acompanhar o pensamento, mas a grande questão é:

Do que vale a existência se não nos fizermos presentes?

Não quero que minha vida passe em branco.

Não quero terminar minha faculdade e ir trabalhar no jornal local assinando matérias sobre dona Jurema e seu bar supimpa na pedreira.
Não quero fazer coluna social pra dizer em que restaurante fui como os talheres estavam mal lavados.

Quero algo grande. Quero New York Times, USA Today, BBC.

Quero ser mandado ao Oriente Médio, Coréia, França, China.

Quero a notícia na minha frente. Uma câmera, um bloco de notas e fatos em minhas mãos.

Não quero passar em branco.

Se o seu sonho é se tornar um engenheiro é assim que você vai comprovar sua existência.

Quantas ideias já não morreram dentro de mentes julgadas medíocres? Quantos pintores, cantores, compositores morreram em corpos onde só se via um pedreiro, um gari ou um autônomo?

Não deixe ninguém lhe dizer do que você é ou não é capaz.

Nós fazemos nossa própria existência. Nós escolhemos nossos destinos.

Diga oi para as pessoas. Dê um sorriso. Mande um bilhetinho. Faça com que sua existência e a do seu próximo seja sentida.

light up the darkness

Até semana que vem no próximo momento cultural.

3 comentários:

Iaci Gomes disse...

Eu amei esse post, gostei de tudo, desde a pergunta da árvore até onde falas em ser grande, e o teu humor dá um toque especial no texto ^^ Adoro teus posts :D

Brenda disse...

Olha, só peço mais respeito pela tia Jurema. :P Ameei teu post. Me despertastes! Muito bacana o gancho que fizestes da história da árvore com o resto da idéia. Um beijo robertinho :* Da Brenda Morenão ¬¬ HSAUSHAUHU :P

Nair Araújo disse...

ADOREI teu post. Senti nele a vontade que tu tens de inovar. E não só vontade como capacidade, o que é bem diferente. E saiba que eu tenho CERTEZA de que você vai ser um jornalista brilhante. Tu não nasceste pra viver tracado numa redação medíocre, preso a notícias corriqueiras. Tu não pertences a essa realidade, Robertinho. E sabe por que? Porque és alguém capaz de fazer com que a sua existência seja sentida. Você deixará uma contribuição para o mundo... E ela está somente começando.

Beijos.