segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Casa de Babel - nova medida de avaliação!

Olá, galerinha! Estamos de volta!
Como foi o Ano Novo pra todos? Espero que 2010 tenha começado com o pé direito pra vocês /o/

Estou aqui para anunciar que, a partir de agora, as resenhas no Casa de Babel terão uma medida de avaliação própria: a torre!

Decidimos fazer algo que tivesse a ver com o nome do blog, e não demorou pra surgir a relação com a história da Torre de Babel. No conto bíblico, os homens tentaram construir uma torre que alcançasse os céus e os tornasse próximos de Deus. Parecidos são os autores das mais variadas obras, que com elas tentam alcançar sucesso, prestígio, riqueza, fama e glória. Claro que na maioria das vezes, suas obras não podem alcançar a perfeição por conta deste ou daquele detalhe, assim como os homens não puderam concluir a lendária torre porque começaram a falar em línguas diferentes e pararam de se entender.

E é por falhas como essas que, às vezes, alguns autores acabam fazendo besteiras que ficam difíceis de endireitar depois...


Por essa razão, decidimos adotar
a torre como modelo de medida. Queremos saber até que ponto o autor conseguiu "elevar" sua obra, até onde conseguiu chegar.


Explicando a medida

A avaliação funcionará assim: ao final de cada resenha, atribuímos à obra uma torre com determinada altura (medida em metros). Quanto maior for a torre, melhor foi a avaliação da obra. Assim, obras interessantes, de qualidade, terão torres mais altas, enquanto obras ruins, com pouca qualidade, terão torres mais baixas.

As notas (ou alturas) vão de 0 a 100 metros, pra simplificar.

100 metros significa que a torre "alcançou os céus": a obra é perfeita, digna de um arranha-céu (não pude evitar o trocadilho =P) imponente como o Empire State Building:

Aos bons, a glória...


0 metros significa que a torre "mal chegou a ser construída", ou começou muito mal: a obra é muito capenga e desmorona fácil, fácil, como um barraco:

... e aos ruins, a ruína.


É isso aí, pessoal! Espero que gostem da nova avaliação nas próximas resenhas. Qualquer sugestão, o espaço para comentários está aberto a todos. Aguardamos sugestões, críticas, elogios, correntes, declarações, merchan...

Um abraço e até mais, galera!

Nenhum comentário: