Após essa
"Mas sim Roberto, quem ou o que é esse ilusão?"
Eu lhes digo amiguinhos leitores(?). Essa grande ilusão é a responsável pela minha feliz infância Gamer.
Antes que venham falar que sou algum tipo de Pessoa anti-nintendo, na verdade, eu sou um dos tipos mais chatos de Nintendista que existe, mas até eu tenho meus limites. Vamos começar a estabelecer os pontos de ruptura da minha crença.
1998: Ano de lançamento do Nintendo 64. eu me lembro bem, ganhei no natal desse ano e fiquei mais feliz que o guri da internet:
O nintendo 64 tinha tudo para manter a liderança da nintendo no mercado (após o super nintendo ter se tornado o videogame mais vendido de todos os tempos) o problema foi a falta de visão de mercado.
"Mas como assim visão de mercado?"
Muito simples, vou lhes dar um exemplo da tecnologia de telefones móveis a motorola era líder no mercado analógico de celulares e quando a tecnologia digital chegou ela decidiu simplesmente se manter no mercado analógico pq achou que seus clientes preferiam esse sistema ultrapassado.
A nintendo continuou apostando em cartuchos que iam no sentido oposto da tecnologia de cds (que tinham capacidade muito maior) e apostou nos mesmo tipo de game que antes era feito no formato 2D em sua grande maioria apenas adptando para o modo 3D, não que isso tenha sido ruim. tivemos jogos excelentes, mas o grande problema é que as esfera dos videogames havia mudado. não adiantava repetir os jogos massivamente, a garotada que curtiu isso no super nintendo (a.k.a. Eu) já via os videogames com outros olhos. e num mundo onde os jogos de tiros e de ação cresciam cada vez mais no concorrente, o Fuderoso Playstation 1, A nintendo virou um artefato de crianças.
Quest 64 é um bom exemplo de como não se fazer RPG's
Enquanto Final Fantasy VII da concorrente sony é um dos mais aclamado RPG's até hoje.
A grande questão é que a nintendo não cresceu, enquanto o "descolado" playstation tinha jogos de corrida, sangue, brutalidade, dedo no olho e fúria, a nintendo comandava seus bichinhos fofos em altas confusões!
O acervo de personagens cartunescos da nintendo.
Então o destino fez-se eterno. a sony ultrpassou a nintendo. na geração seguinte o Playstation 2 se tornou o video game mais vendidos de todos os tempos (ultrapassando o clássico e eterno Super Nintendo) e com um concorrente a mais, x-box, o game cube (videogame da Nintendo daquela geração) se tornou o mais apagado daquela geração.
Mas depois de todos os corações nintendistas terem sido esmagado contra uma parede de chapisco e jogados na lixeira, surge uma luz no fim do túnel. um anjo salvador que nos tiraria do ostracismo. Esse messias era o nintendo revolution, que mais tarde seria batizado de nintendo Wii.
Seu design era novo, seu controle fugia de todo o Padrão tradicional dos concorrentes (sem ser extravagantemente absurdo como o Nintendo 64) e claramente deixou todos os Gamers empolgados. Afinal quem não ficaria empolgado com isso:
Admita, você se empolgou com esse vídeo!
Eu ganhei do natal do mesmo ano do lançamento. ver um garto de de 15 anos pulando parece um de 3 é uma cena dantescas que meus parentes vão guardar até o fim de seus dias.
Enfim anos foram passando e nós percebemos que o wii estava fadado ao mesmo fim de seus anteriores: a estagnação. seus jogos começaram a ser repetitivos e a idéia de que os únicos jogos decentes da nintendo fossem os de seus personagens. claro que tivemos jogos que comprovaram o contrário (no more heroes, mad world), mas com a variedade de jogos, os gráficos e a rede online dos concorrentes parecia mais vantajosa.
Então o impensável aconteceu. comprei um PS3, sim ele é mais variado. ele tem rede online e gráficos fuderosos. mas é impressionante como nós nunca olhamos com os mesmos olhos que tinhamos olhado para o Wii.
"Mas por quê não Roberto?"
Eu descobri a resposta semana passada ao passar pelas lojas americanas e ver uma multidão abismada com o tênis de Wii Sports.
O Wii é uma ilusão, nós acreditamos que o nosso jeito de se mover o jeito que seguramos os controles muda a;guma coisa no jogo. depois de 2 anos com o videogame vc percebe que se mexer só o pulso ele faz a mesma coisa e que não tem nada de mais naquele videogame que outrora fora um grande Messias.
Acho que não preciso falar mais nada, meu coração nintendista foi mais uma vez quebrado e acho que a sony tem tudo para superar o wii em vendas...
mas se a nintendo não melhorar ou falir sabe o que eu vou fazer? vou pegar um emulador de Super nintendo, um DS e um gameboy e vou ensinar meu filho o que eram videogames de Verdade.
4 comentários:
Ain adorei realmente essas coisas são a tua cara.
Poxa eu gosto do Nintendo Wii, mas de video game eu não entendo nada, mamãe nunca nos deixou ter um, acho que pelos mesmo motivos que a maioria das mães o fazem.
Mas gostei da tua ligação da ilusão com os games :)
;*
Perfeito, o triste é que a Nintendo ainda governada por esses japonas velhos e hipócritas de mente fechada tão acabando com a empresa.
Eles se fecharam em sua própria bolha e acredito que não pretendem sair disso.
HAHAHHA, euri do menininho do vídeo. Ai, não sei o que comentar pois não conheço a realidade dos videogames. Nunca interagi com meus amigos e primos enquanto eles estavam alucinados jogando. Eu bancava a chata e ia ler :) Mas gostei muito do teu post, da tua análise! Beijos ;*
Postar um comentário