segunda-feira, 25 de maio de 2009

Momentos Culturais de uma Mente Insana.


Remember remember the fifth of November
Gunpowder, treason and plot.
I see no reason why gunpowder, treason
Should ever be forgot...


Provavelmente quem já leu, ou viu o filme, V de vingança conhece esta frase. que para os desconhecedores da língua inglesa significa:

Relembrem Relembrem o 5 de Novembro
A Traição e a conspiração da Pólvora
Eu não Vejo Razão Pela qual a Conspiração da Pólvora
Deveria Ser Esquecida...

a razão pela qual eu trago esse Poema à tona no meu blog, onde geralmente posto figurinhas fofinhas e de vez em quando informações, é que decidi montar esta coluna semanal com meus pensamento pseudo-intelectuais.

O Poema fala sobre Guy Fawkes.

Um homem que no ano de 1605. tentou explodir o parlamento inglês. Isso torna Guy Fawkes o pioneiro em atos anarquistas, pensamentos já eram propagados pela Europa à algumas décadas, porém um ato visando apenas a completa destruição do estado, sem implante de reformas como a revolução francesa ou até mesmo a inglesa. deu força ao movimento anarquista.

Discorro sobre isso aqui pois sempre fui um adepto da anarquia, a ideia de uma sociedade onde o estado não se faz presente e a voz individual e conjunta se faz presente me agrada mesmo que seja uma utopia.

Mas Roberto, o que diabos isso tem a ver com cultura?
Simples meus caros amigos. como grande fã de literatura e cultura pop me sinto no dever de compartilhar tais ideias com meus (chega à ser um plural?) leitores.

Pensem bem. quando foi a última vez que gritamos pelos nossos direitos? que fizemos nossa voz presente? que demos um basta na mediocridade e e mostrar ao mundo um novo jeito de se ver as coisas?

Monte um Blog! faça podcasts. Recomende um livro. Dê conhecimento e informação! escute, discuta, fale!
seja sempre você!

abraços e até semana que vem com mais Momentos Culturais de uma Mente Insana.

4 comentários:

Nair Araújo disse...

Texto muito esclarecedor e bem escrito, que chamou até mesmo a minha atenção, alguém totalmente leiga nos assuntos abordados. O teu jeito de escrever despertou minha curiosidade e acho que esse é um dos papéis que você tem em um blog. Parabéns pela iniciativa desse "momento cultural". Se toda mente insana fosse tão coerente como a sua, o mundo certamente seria um lugar mais feliz.

Beijos!

Brenda disse...

Nair puxando o saco, heim? Acho que ela quer ficar ctg [ficadica]
Mas sobre o post. Me chamou a atenção mesmo, me prendeu na leitura. Anarquia remete à bagunça e caos - 666 from hell -, mas gostei das opções, das idéias que destes. Ah Robertinho, tá mara mesmo. Esperando pelo próximo momento cultural da tua mente insana. Engraçado que é quando ela mais parece lúcida! ;) shaushuahsu :*

Unknown disse...

Adoro teus devaneios e momentos de mente insana, sabes disso :)
;*

Andy Allex disse...

cara, eu já acho o Guy Fawkes meio que falho no processo de Anarquia.
Olha só, a Anarquia obviamente visa um meio de vida sem a dependência do sistema maior.
Mas apesar de tudo, a Anarquia visa um meio de aniquilar o poder, mas pelo bem de todos.
Tem muito neguinho ai que acha que anarquia, seria "anarquizar a vida", e então, roubam, destroem, e por ai, mas na verdade não é bem assim. Como eu disse, anarquia visa o bem do povo, de dar o poder da liberdade ao povo, mas como esse povo vai saber lidar com tal liberdade? Se num pensamento impróprio de Anarquia, vão destruindo tudo pela frente?