sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Belém, Fórum Social Mundial e... A Copa ?

Para início de conversa: Eu amo Belém. é a cidade em que eu nasci, cresci e fiz amigos, jamais deixaria alguém caluniar ou tripudiar sobre esta cidade.

Mas chega a hora de falar a verdade sobre a cidade das mangueiras e os efeitos do Fórum Social Mundial.






O FMS 2009 me fez ver que a cidade precisa melhorar em muitos pontos, o trânsito fica um caos com todas essas caminhadas, protestos, bebedeiras e vadiagens causada pelo Fórum.


O lixo deixado por essas pessoas que vieram "protestar" é imenso! Foram recolhidos 250 Toneladas de resíduos sólidos.

Coloquei a palavra protestar entre aspas pelo simples motivo que as passeatas movidas pelo fórum são, em sua maioria, motivo para estudantes de todo país e de alguns lugares do mundo se embebedarem entre gritos e música alta.


Não pensem que estou sendo bairrista ou querendo botar a culpa nas pessoas de outros estados ou de outros países. Sei que existem muitas pessoas de fora do estados e do país que estão contribuindo com idéias e projetos para a melhoria do mundo, assim como muitos paraenses estão nessas passeatas só pra beber e fazer arruaça nas ruas.


Por isso é com grande pesar que eu acho que o fórum foi uma premissa de que Belém, com já dito no blog do Juca Kfouri ( Grande jornalista esportivo ) não possui grandes chances de sediar a copa em comparação à Manaus. E isso acontece por motivos como:


Manaus já tem todo uma infraestrutura já que 90% da população do amazonas mora lá, apesar de possuir vasto território não possui uma população igualmente vasta, e como qualquer pessoa sensata pode confirmar, construir estádios é uma coisa "simples". O difícil é criar e manter uma infra-estrutura. Manaus tem infra-estrutura, mas não tem um estádio bom. Belém tem um estádio, mas não tem uma infra-estrutura.

Acho que não cabe julgar culpados caso Belém não seja escolhida como sede da copa. mas prometo que faço um post sobre o assunto caso formos os escolhidos para sediar da copa de 2014.

Nenhum comentário: