sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Dica Casa de Babel: Walking Dead

Olá queridos leitores(?) do Casa de Babel, Hoje começarei um novo tópico no blog (e tomara que o miguel também use) onde idicarei certas obras que acho que vocês, que perdem parte de suas vidas nesse blog, cutirão.

Recomendo a Série em quadrinhos Walking Dead (no brsil traduzido como os mortos vivos)

 

Sei que muitos de vocês não acham que as histórias em quadrinhos são algo sério.

"Isso é coisa de criança, colecionadores e mimimi!"

Em alguns casos vocês podem até ter razão, mas não no caso de Walking Dead.

Sim, zumbis são seres que geram filmes B, nada muito sério além de filmes com muito sangue.

Walking Dead consegue fugir à quase todos os paradigmas sobre zumbis e mesmo assim (pelo menos para um viciado em zumbis como eu) ser algo SENSACIONAL!

Acho que nas histórias em quadrinhos é muito mais difícil que as outras formas de mídia passar a idéia de terror. no cinema temos sombras, música e efeitos especiais. nos livros temos a grande força da imaginação.

Nos quadrinhos temos que ter um perfito equilíbrio entre narrativa e arte.E o resultado em Walking Dead é uma obra excelente e aterradora.

O grande "achievement" da obra e nos fazer temer não os mortos, nós temos medo dos vivos. do que diabos o ser humano pode fazer em momentos de desespero à seus semelhantes.

Chegam momentos em que os mortos são apenas enfeites se apoiando na grade de segurança onde os verdadeiros montros são as pessoas que estão do seu lado e você não pode mais confiar em ninguém

para ilustrar vou mostrar uma das cenas da série




Bom está aí uma excelente dica de leitura para quem gosta de histórias densas e envolventes.

No Brasil a série é vendida pela editora HQM

Mas se você não quiser gastar dinheiro e estiver disposto à dar uma lida. leia as 15 primeiras edições aqui

Abraços e até o próximo Post.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Eu cansei da ilusão

A ilusão é uma confusão dos sentidos que provoca uma distorção da percepção. A ilusão pode ser causada por razões naturais (mudança de ambiente, deformação do ambiente, mudança de clima, etc) ou artificiais (camuflagem, mimetismo, efeitos sonoros, ilusionismo entre outros). Todos os sentidos podem ser confundidos por ilusões, mas as visuais são mais conhecidas. Uma vez que a percepção é baseada na interpretação dos sentidos, as pessoas podem experimentar ilusões de formas diferentes.
Após essa chupinhada na cara dura da Wikipédia definição de ilusão Vou começar mais um texto cheio de bleh bleh bleh e mi mi mis.

"Mas sim Roberto, quem ou o que é esse ilusão?"

Eu lhes digo amiguinhos leitores(?). Essa grande ilusão é a responsável pela minha feliz infância Gamer.





Sim, nintendo. A grande fábrica de sonhos da infância morreu.

Antes que venham falar que sou algum tipo de Pessoa anti-nintendo, na verdade, eu sou um dos tipos mais chatos de Nintendista que existe, mas até eu tenho meus limites. Vamos começar a estabelecer os pontos de ruptura da minha crença.

1998: Ano de lançamento do Nintendo 64. eu me lembro bem, ganhei no natal desse ano e fiquei mais feliz que o guri da internet:


O nintendo 64 tinha tudo para manter a liderança da nintendo no mercado (após o super nintendo ter se tornado o videogame mais vendido de todos os tempos) o problema foi a falta de visão de mercado.


"Mas como assim visão de mercado?"

Muito simples, vou lhes dar um exemplo da tecnologia de telefones móveis a motorola era líder no mercado analógico de celulares e quando a tecnologia digital chegou ela decidiu simplesmente se manter no mercado analógico pq achou que seus clientes preferiam esse sistema ultrapassado.


A nintendo continuou apostando em cartuchos que iam no sentido oposto da tecnologia de cds (que tinham capacidade muito maior) e apostou nos mesmo tipo de game que antes era feito no formato 2D em sua grande maioria apenas adptando para o modo 3D, não que isso tenha sido ruim. tivemos jogos excelentes, mas o grande problema é que as esfera dos videogames havia mudado. não adiantava repetir os jogos massivamente, a garotada que curtiu isso no super nintendo (a.k.a. Eu) já via os videogames com outros olhos. e num mundo onde os jogos de tiros e de ação cresciam cada vez mais no concorrente, o Fuderoso Playstation 1, A nintendo virou um artefato de crianças.

Quest 64 é um bom exemplo de como não se fazer RPG's


Enquanto Final Fantasy VII da concorrente sony é um dos mais aclamado RPG's até hoje.


Claro que a nintendo teve bons resultados, tivemos mario 64. Zelda: Ocarina of time (reconhecidamente o melhor jogo de todos os tempos da geração  3D), zelda majora's Mask, Banjo Kazooie, 007 Goldeneye entre tantos outros.

A grande questão é que a nintendo não cresceu, enquanto o "descolado" playstation tinha jogos de corrida, sangue, brutalidade, dedo no olho e fúria, a nintendo comandava seus bichinhos fofos em altas confusões!


O acervo de personagens cartunescos da nintendo.

Então o destino fez-se eterno. a sony ultrpassou a nintendo. na geração seguinte o Playstation 2 se tornou o video game mais vendidos de todos os tempos (ultrapassando o clássico e eterno Super Nintendo) e com um concorrente a mais, x-box, o game cube (videogame da Nintendo daquela geração) se tornou o mais apagado daquela geração.


Mas depois de todos os corações nintendistas terem sido esmagado contra uma parede de chapisco e jogados na lixeira, surge uma luz no fim do túnel. um anjo salvador que nos tiraria do ostracismo. Esse messias era o nintendo revolution, que mais tarde seria batizado de nintendo Wii.


Seu design era novo, seu controle fugia de todo o Padrão tradicional dos concorrentes (sem ser extravagantemente absurdo como o Nintendo 64) e claramente deixou todos os Gamers empolgados. Afinal quem não ficaria empolgado com isso:






Admita, você se empolgou com esse vídeo! eu mesmo me arrepiei todo.

Eu ganhei do natal do mesmo ano do lançamento. ver um garto de de 15 anos pulando parece um de 3 é uma cena dantescas que meus parentes vão guardar até o fim de seus dias.

Enfim anos foram passando e nós percebemos que o wii estava fadado ao mesmo fim de seus anteriores: a estagnação. seus jogos começaram a ser repetitivos e a idéia de que os únicos jogos decentes da nintendo fossem os de seus personagens. claro que tivemos jogos que comprovaram o contrário (no more heroes, mad world), mas com a variedade de jogos, os gráficos e a rede online dos concorrentes parecia mais vantajosa.

Então  o impensável aconteceu. comprei um PS3, sim ele é mais variado. ele tem rede online e gráficos fuderosos. mas é impressionante como nós nunca olhamos com os mesmos olhos que tinhamos olhado para o Wii.

"Mas por quê não Roberto?"

Eu descobri a resposta semana passada ao passar pelas lojas americanas e ver uma multidão abismada com o tênis de Wii Sports.

O Wii é uma ilusão, nós acreditamos que o nosso jeito de se mover o jeito que seguramos os controles muda a;guma coisa no jogo. depois de 2 anos com o videogame vc percebe que se mexer só o pulso ele faz a mesma coisa e que não tem nada de mais naquele videogame que outrora fora um grande Messias.


Acho que não preciso falar mais nada, meu coração nintendista foi mais uma vez quebrado e acho que a sony tem tudo para superar o wii em vendas...

mas se a nintendo não melhorar ou falir sabe o que eu vou fazer? vou pegar um emulador de Super nintendo, um DS e um gameboy e vou ensinar meu filho o que eram videogames de Verdade.